INSTITUCIONAL

NOSSA HISTÓRIA

Em 1948, através da Lei Estadual nº 213, de 09/06/1948, foi criado o Ofício Único de Registro Civil de Pessoas Naturais, Notas e Registro de Imóveis, na Comarca de Pacatuba, Ceará, Brasil. À época, Isaac Newton Campos ocupava a função de Tabelião e Oficial de Registro, com a denominação de CARTÓRIO CAMPOS.

Com a criação do 2º Ofício, através da Lei nº 1499/52 de 30/09/1952, com atribuições de Registro de Imóveis, Registro de Títulos e Documentos e Registro Civil de Pessoa Jurídica e Notas, Joanita Campos Pinto recebeu a função de Oficiala de Registro, mais tarde ocupada por Terezinha Campos Pinto. Na ocasião, a denominação era de CARTÓRIO FERREIRA PINTO.

No ano de 1998, através de Concurso Público de Provas e Títulos, o Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo art. 53, inciso X, da Lei n.º 12342, de 28 de julho de 1994, e tendo em vista a homologação em 25 de junho de 1998 do respectivo Concurso Público de Provas de Títulos, nos termos do art. 236, parágrafo 3º, da Constituição Federal, e do art. 14, inciso I, da Lei Federal n.º 8.935, de 18 de novembro de 1994, concedeu a ELINALVA HENRIQUE DA SILVA o exercício em caráter privado e por delegação do Poder Público, da Titularidade do 2º Ofício da Comarca de Pacatuba por ter sido aprovada em primeiro lugar no mencionado concurso. A Titular adotou o nome de fantasia da serventia de CARTÓRIO VICENTE BARBOSA.

Atualmente, seguindo uma tendência do Notariado Italiano, adotou a denominação de CARTÓRIO ELINALVA HENRIQUE.

Missão

Prestar ao público serviços Notariais e Registrais com qualidade, garantindo a publicidade, a autenticidade e a segurança jurídica dos atos praticados.

Visão 2025

Ser referência Nacional de Serventia Extrajudicial e no Notariado Internacional, mantendo padrões de excelência e conquistando o Prêmio de Qualidade Total - PQTA da Anoreg BR.

Valores

Ética

Desenvolver a consciência ética em todas as partes interessadas. A partir do momento em que as pessoas agem eticamente, não porque são estritamente vigiadas ou porque podem sofrer punições severas ao cometer alguma irregularidade, e sim, porque é o correto a fazer. Ética é inegociável.

Celeridade

Agilizamos todos os procedimentos da Serventia, considerando as relevâncias legais existentes.

Segurança Jurídica

Praticamos nossos atos em conformidade com os requisitos legais e normativos, dotados de validade e eficácia.

Diversidade Humana e Cultural

Valorizamos a diversidade humana e cultural nas relações com pessoas e instituições. Garantimos os princípios do respeito às diferenças, da não discriminação e da igualdade de oportunidades.

Equipe Motivada

Temos uma equipe motivada, pois entendemos que o ser humano tem três necessidades fundamentais, que devem ser atendidas no ambiente de trabalho: ser ouvido, ser reconhecido e poder aprender.

Excelência no Atendimento

Buscamos a excelência no atendimento motivada pelo respeito que temos por todos os nossos usuários.

Responsabilidade Socioambiental

Contribuímos para uma sociedade mais justa e para um ambiente mais limpo. Nossas ações convergem com práticas de desenvolvimento sustentável e responsável, em um relacionamento com a comunidade de benefício mútuo.

Inspire o Mundo, Crie o Futuro

Contribuímos para uma sociedade mais justa e para um ambiente mais limpo. Nossas ações convergem com práticas de desenvolvimento sustentável e responsável, em um relacionamento saudável e amigável com a comunidade.

A Notaria e Registradora Pública

Elinalva Henrique da Silva é natural de Fortaleza, estado do Ceará. Formou-se em Letras pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), em 1988. Entretanto, após iniciar a leitura de publicações voltadas ao Direito descobriu sua verdadeira vocação. Em 1994, concluiu a graduação em Direito pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR).

Em 1998, após ser aprovada em primeiro lugar no Concurso Público de Provas e Títulos, recebeu a Titularidade do 2º Ofício da Comarca de Pacatuba, Ceará, Brasil. Ao assumir a Serventia teve grandes desafios, no entanto, sempre possuiu a expertise necessária para resolvê-los. Elinalva Henrique catalogou e organizou o acervo do cartório, e, além disso, colocou em prática um modelo de gestão de melhoria contínua com a informatização da Serventia. Os serviços eficientes Prestados ao município lhe renderam, em 15 de dezembro de 2020, o Título de Cidadã de Pacatuba, Ceará, Brasil.

PRINCIPAIS FORMAÇÕES ACADÊMICAS:
  • Especialização em Processo Penal
    UNIFOR / Universidade de Fortaleza, 02/08/1995 a 31/08/1996;
  • Curso de Aperfeiçoamento de Magistrado
    ESMEC - Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará e UFC - Universidade Federal do Ceará, 03/03/1995 a 08/03/1996;
  • Curso de Atualização em Regularização Fundiária de Assentamentos
    Informais Urbanos. PUC MINAS VIRTUAL - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, 20/09/2006;
  • Corso dl Laurea Magistrale In Giurlsprudenza (cursando)
    Università Degli Studi di Firenze - Italia,;
  • Corso dl Notariato
    Scuola di Notariato "Cino da Pistoia" - Florença - Itália. XLVI 06/11/2006 a 06/06/2007;
  • Membro da União Internacional do Notariado (UINL)

Agenda 2030

O Cartório Elinalva Henrique, em consonância com o Provimento nº 85, de 19/08/2019 do CNJ internalizou em suas práticas os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). O Cartório objetiva o Desenvolvimento através de ações concretas, conforme verificamos abaixo: